COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

MOVIMENTO POPULAR MINHA CASA
MINHA VIDA SOLAR
PRODUTOR SOLAR ALDEIA SOLAR

 

ALDEIA SOLAR


”ALDEIA SOLAR” é um conceito inovador, desenvolvido para utilizaçao de tecnologias sustentaveis nas comunidades rurais e indígenas com atençao na proteçao de meio ambiente. Trata se aplicaçao de tecnologias de energia solar térmica e fotovoltaica nas areas onde tem necessidade de gasto de energia com visão de substituiçao de fontes de energia non-renovavel como gas e petroleo, e também nas localidades sem acesso a rede elétrica estadual.


”ALDEIA SOLAR” tem como objetivo a introduzir tecnologias modernas para ajudar o fortalecimento de communidades indigenas, com o foco a construção de um habitat auto-sustentavel. Modelo de ALDEIA SOLAR e um SISTEMA INTEGRADO de uso de energia solar para moradias, casas comunitarias e para produção e processamento de alimentos. Estudo de caso feito na aldeia KUNTAMANÃ demonstra utilização de gasolina com geradores eletricos de combuistivel. Acesso a combustivel não existe permanente durante o ano e gastos a compra e transporte pressionam economia local de comunidades a busca de soluçoes de energias renovaveis.

MALOCA SUSTENTÁVEL

Casas particulares com energia solar fotovoltaica dimensionadas a membros de familia. Existem modelos de malocas indigenas planejados para consumo de energia de 500W ate 2000W com medio consumo popular a 1000W com sistema fotovoltaico utilizando baterias e inversor .

COZINHA SOLAR COMUNITARIA

Redução da emissão de dióxido de carbono a partir da substituição da lenha pelo uso do fogão solar. Aproveitando a energia que vem do sol, o fogão e/ou forno solar transforma a radiação solar em calor para o preparo de alimentos, reduzindo o esforço do povo indigeno na busca de lenha e, ainda, contribuindo para a preservação da natureza, possibilitando o aumento da capacidade de remoção do dióxido de carbono da atmosfera e a redução das concentrações deste gás.

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO A ENERGIA SOLAR

 
INSTITUTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTAVEIS NIKOLA TESLA, BRASÍLIA 2014