O projeto MINHA CASA MINHA VIDA SOLAR tem como foco disponibilizar tecnologias de energias renovaveis como um modelo de independência energetica nas construções de casas familiares. O projeto necessita ajustar políticas públicas sobre investimentos nas tecnologias de energias renováveis. O movimento popular de construção de moradias para pessoas de baixa renda tem como meta a conscientização de população sobre o uso de energias limpas e sustentabilidade.
A construção em massa de casas populares deixa espaço inútil nos telhados que pode ser utilizado com investimento em tecnologias de energias renováveis para aumentar a eficiência de rede elétrica e obter segurança energética nas localidades e regiões com maior disponibilidade de irradiação solar no Brasil. Ao lado de apoio público a incentivar investimentos (como linhas de financiamento para equipamentos de energia solar fotovoltaica ou termica), a criação da primeira COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS no Brasil esta em proposta. O modelo de independência energética introduz tambem valor adicionado para produtores rurais onde há dificuldades na distribuição de energia eletrica pela rede estadual.
O projeto MINHA CASA MINHA VIDA SOLAR oferece cálculo básico com valores dimensionados para modelos típicos de uso de energia nas moradias populares no Brasil. |